Tons de Mar Residence, em Ubatuba, certificada no BREEAM In-Use
A TONS DE MAR RESIDENCE, edificação localizada em Ubatuba/SP, projeto da Augusto Calderini Engenharia, completou um ano com o certificado Breeam In-Use nível “very good” (Part 01: Asset Performance). A consultoria para a certificação foi realizada pela NBS Consulting Group no Brasil e a certificação realizada pela MLM Engineering, Inglaterra .
De acordo com Alessandro Santiago, Diretor de Projetos da NBS e consultor na certificação da TONS DE MAR RESIDENCE, o BREEAM In-Use é um método de avaliação ambiental que permite que proprietários, investidores, gestores e ocupantes de uma propriedade possam promover melhorias sustentáveis no desempenho operacional de suas edificações. Ele fornece padrões de comparação, benchmarking e referência de sustentabilidade para todos os tipos de construção.
A certificação BREEAM In-Use é uma certificação internacional, gerida pelo BRE (Building Research Establishment), um centro de ciência da construção no Reino Unido, de propriedade da organização BRE Trust. Foi no passado um laboratório nacional do governo do Reino Unido que foi privatizado em 1997 e que atualmente fornece pesquisa, consultoria, treinamento, testes, certificação e padrões para organizações do setor público e privado no Reino Unido e no exterior. “O braço de certificação do BRE é o BRE Global, que atua como um organismo de certificação independente”, destacou Santiago.
A TONS DE MAR RESIDENCE está situada a 300 metros da Praia do Lázaro e oferece acomodações com piscina ao ar livre, lounge compartilhado, recepção 24 horas, Wi-Fi e estacionamento privativo gratuitos. Ubatuba é um município brasileiro localizado no litoral norte do estado de São Paulo, um dos quinze municípios paulistas considerados estâncias balneárias, com 83% de seu território localizados no Parque Estadual da Serra do Mar e uma população estimada em 90 mil habitantes.
A Tons de Mar Residence foi o terceiro empreendimento no Brasil certificado BREEAM In-Use. O primeiro foi a sede do BNDES no Rio de Janeiro e o segundo foi o Centro de Sustentabilidade Sebrae em Goiás.
“Ficamos muito felizes com a certificação, em especial com o nível obtido “very good”, que havia sido definido como objetivo desde a fase inicial do projeto em 2017, complementou Santiago. O Breeam In-Use possui 8 categorias (Saúde e Bem-Estar, Energia, Transporte, Água, Materiais, Resíduos, Uso do Solo e Ecologia e Poluição, e do total de créditos disponíveis foram obtidos 66,3% da pontuação. As adaptações realizadas no projeto para que pudesse ser obtida esta certificação resultaram em uma edificação om melhor qualidade para os ocupantes e com melhor desempenho operacional.