ESG Environmental, Social and Governance
ESG Environmental, Social and Governance
A
s melhores práticas ambientais, sociais e de governança (ESG) têm ganhado destaque global devido à associação com negócios sólidos, custos de capital reduzidos e maior resiliência em relação à sustentabilidade, além da capacidade de lidar com os riscos associados às mudanças climáticas. Para uma compreensão mais aprofundada do significado do ESG, é útil abordar seus elementos de maneira individualizada:
O “E” do ESG engloba critérios ambientais, que vão desde o consumo de energia pelas empresas até o descarte de resíduos, os recursos necessários para a operação e as consequências dessa exploração para outras formas de vida.
O “S”, referente aos critérios sociais, aborda os relacionamentos que uma empresa mantém e a reputação que constrói com pessoas e instituições nas comunidades onde opera. Isso inclui questões relacionadas a relações de trabalho, diversidade e inclusão, reconhecendo que toda empresa atua em uma sociedade ampla e diversificada.
O “G” de Governança representa o sistema interno de práticas, controles e procedimentos que a empresa adota para governar-se, tomar decisões eficazes, cumprir a legislação e atender às necessidades das partes interessadas externas.
Os elementos do ESG estão interligados, exemplificado pela convergência dos critérios sociais, ambientais e de governança quando as empresas buscam cumprir as leis ambientais de maneira abrangente. O desafio é alinhar questões de governança com critérios ambientais e sociais, uma vez que a geração de valor sustentável requer a integração dessas dimensões.
A NBS Consultoria destaca-se como uma parceira comprometida com a excelência na área de ESG, oferecendo uma gama abrangente de serviços, tais como o desenvolvimento de Programas de Gestão ESG, suporte em sistemas de avaliação de sustentabilidade e elaboração e auditoria de relatórios de sustentabilidade.