Planejamento Estratégico
Planejamento e Gerenciamento Estratégico
O
modelo de planejamento estratégico adotado pela NBS funde o que há de melhor de duas das dez principais escolas de estratégia, a “Escola do Design” (Selznick, 1957; Chandler, 1962) e a “Escola do Posicionamento” (Porter, 1980). Através da definição dos objetivos pelos gestores e análise dos ambientes externo e interno, estabelecem-se cenários e escolhas, que se desdobram em estratégias e metas. Em ambientes complexos e competitivos, nenhum executivo responsável pode abdicar do dever de “pensar a organização”.
Nossa proposta é que esse exercício seja conduzido de forma organizada, sistemática, participativa e orientado para resultados práticos. Nossa experiência em empresas dos mais variados portes, dos primeiro, segundo e terceiro setores, fazem da NBS a melhor parceira para conduzir este desafio na sua organização.
O Gerenciamento Estratégico e o Balanced Scorecard
A crítica de que planejamentos estratégicos formais de muito pouco servem para as organizações, é compartilhada por nós, se estes planejamentos forem o objetivo final do processo. O planejamento estratégico não deve ser encerrado com a definição das estratégias, mas com sua implementação. Nós acreditamos na afirmação de Joel Backer, de que “Visão sem ação é um sonho … Ação sem visão, um passatempo ….. e Visão com ação podem mudar o mundo”.
A ferramenta adotada pela NBS para efetivar o Planejamento Estratégico das organizações é o Balanced Scorecard, proposto por Kaplan e Norton. Esta ferramenta orienta o desdobramento do planejamento organizacional nas perspectivas dos acionistas, clientes, processos internos e do aprendizado e crescimento. Dessa forma, são estabelecidos objetivos, metas e indicadores de tendência e de ocorrência, que garantem a gestão da implementação das estratégias e seus resultados.