Profissionalização e Sucessão
Governança em Empresas Familiares
O
processo de sucessão está rodeado por muitos conflitos e a experiência evidencia que este é um dos maiores problemas nas empresas familiares, independentemente de seu tamanho ou setor de atuação. Nos Estados Unidos, cerca de 70% das empresas com gestão familiar desaparecem antes da segunda geração e 88% antes da terceira. Assim, a preparação para a profissionalização da gestão ou sucessão familiar torna-se, cada vez mais, tema de planejamento e de debate entre gestores de recursos humanos, movendo-se em discussões sobre o tema e trabalhando em cooperação com especialistas, na preparação de seus sucessores.
A metodologia e experiência da NBS permitem definir e implementar políticas para processos de sucessão e profissionalização, tendo em conta a necessidade de implementarboas práticas de governança e de compreender a cultura organizacional.
Alguns dos nossos clientes na área de “Planejamento Sucessório e Implantação de Instrumentos de Governança” são:
AUDIBEL (SP), HOSPITAL BANDEIRANTES (SP), KORPER (SP), FREMPLAST (SP), RIEMA (SP), STEINDORFF (RS), CONSTRUTORA INOVA/TS (SP), CINEVÍDEO (SP), MATRIZARIA MORILLO, OTMO (SP), TERMODIN (SP), entre outras.