Profissionalização e Sucessão

Profissionalização e Sucessão Familiar

O

processo de sucessão em empresas está rodeado por muitos conflitos e desgastes. A preparação para a sucessão familiar torna-se, cada vez mais, tema de planejamento e de debate entre gestores de recursos humanos. As organizações estão se movendo em discussões sobre o tema e os líderes, com maior visão, trabalhando em cooperação com especialistas, na preparação de seus sucessores para tornar o processo mais suave.

Processos de sucessão nas organizações são complexos e muitas vezes desgastantes, mesmo quando planejados. Este processo se torna ainda mais delicado quando a organização em questão possui uma gestão familiar, que muitas vezes não têm em seus quadros profissionais com o conhecimento ou experiência para lidar com a preparação e orientação de seus herdeiros.

Neste sentido, as dificuldades enfrentadas assumem uma magnitude não vista em outros tipos de organização e, portanto, a sucessão é um dos temas mais debatidos quando se trata do mundo das empresas familiares.

A experiência evidencia que a sucessão é um dos maiores problemas que surgem nas empresas familiares, independentemente de seus tamanhos ou setores em que estão inseridas, e que a maior parte das empresas não sobrevive a este obstáculo. Nos EUA cerca de 70% das empresas familiares desaparecem antes da segunda geração e 88% antes da terceira.

A NBS tem metodologia e experiência para definir e implementar as políticas de um processo de sucessão em empresas familiares, tendo em conta as boas práticas de governança e cultura organizacional.

Alguns dos nossos clientes na área de “Profissionalização da Gestão e Implantação de Instrumentos de Governança” são:

AUDIBEL (SP), HOSPITAL BANDEIRANTES (SP), KORPER (SP), FREMPLAST (SP), RIEMA (SP), STEINDORFF (RS), CONSTRUTORA INOVA/TS (SP), CINEVÍDEO (SP), MATRIZARIA MORILLO, OTMO (SP), TERMODIN (SP), entre outras.

Por que escolher a NBS?

1. Abordagem Objetiva

Aplicamos os conceitos de análise de riscos para focar nos fatores que provocam impacto adversos aos negócios e nas operações. Temos capacitação e experiência no desenvolvimento e implementação de ferramentas de gestão organizacional, de forma a prover soluções simples e integradas para problemas complexos.

2. Compromisso com os Resultados

Utilizamos as técnicas de Gerenciamento de Projetos para garantir a qualidade e os prazos estabelecidos. Desta forma, não atuamos apenas como consultores, mas também como Gerentes de Projetos, provendo confiança para os clientes quanto ao atendimentos de prazos e cronogramas.

3. Trabalho em Equipe

Atuamos em conjunto com as pessoas da organização, buscando o envolvimento e comprometimento das pessoas chaves e respeitando à cultura da organização.

4. Conhecimento

Nossa visão é compartilhar e transferir conhecimento para os clientes. Acreditamos que esta é a melhor forma para assegurar o desenvolvimento das equipes envolvidas em nossos projetos de forma que seja possível perpetuar as soluções desenvolvidas e implementadas.