Profissionalização e Sucessão

Empresas Familiares

O

processo de sucessão em empresas está rodeado por muitos conflitos e desgastes. A preparação para a sucessão familiar torna-se, cada vez mais, tema de planejamento e de debate entre gestores de recursos humanos. As organizações estão se movendo em discussões sobre o tema e os líderes, com maior visão, trabalhando em cooperação com especialistas, na preparação de seus sucessores para tornar o processo mais suave.

Processos de sucessão nas organizações são complexos e muitas vezes desgastantes, mesmo quando planejados. Este processo se torna ainda mais delicado quando a organização em questão possui uma gestão familiar, que muitas vezes não têm em seus quadros profissionais com o conhecimento ou experiência para lidar com a preparação e orientação de seus herdeiros.

Neste sentido, as dificuldades enfrentadas assumem uma magnitude não vista em outros tipos de organização e, portanto, a sucessão é um dos temas mais debatidos quando se trata do mundo das empresas familiares.

A experiência evidencia que a sucessão é um dos maiores problemas que surgem nas empresas familiares, independentemente de seus tamanhos ou setores em que estão inseridas, e que a maior parte das empresas não sobrevive a este obstáculo. Nos EUA cerca de 70% das empresas familiares desaparecem antes da segunda geração e 88% antes da terceira.

A NBS tem metodologia e experiência para definir e implementar as políticas de um processo de sucessão em empresas familiares, tendo em conta as boas práticas de governança e cultura organizacional.

Alguns dos nossos clientes na área de “Profissionalização da Gestão e Implantação de Instrumentos de Governança” são:

AUDIBEL (SP), HOSPITAL BANDEIRANTES (SP), KORPER (SP), FREMPLAST (SP), RIEMA (SP), STEINDORFF (RS), CONSTRUTORA INOVA/TS (SP), CINEVÍDEO (SP), MATRIZARIA MORILLO, OTMO (SP), TERMODIN (SP), entre outras.

shadow