Valoração de Empresas (Valuation)

O Valor de Uma Empresa

Q

uanto vale uma determinada empresa? Se a avaliação de um único ativo ou investimento gera inúmeros questionamentos e até alguma discordância quanto à metodologia adequada, o processo de avaliação de uma empresa, composta por inúmeros ativos, tangíveis e intangíveis, onde interagem interesses conflitantes, é mais complexo e delicado.

Segundo a teoria de finanças, um analista ao avaliar uma empresa deve procurar alcançar um valor econômico justo, ou seja, um valor que represente de modo equilibrado as potencialidades e perspectivas da empresa; tal avaliação, porém, apesar de utilizar-se de métodos e modelos quantitativos, não se processa exclusivamente mediante os fundamentos de uma ciência exata, não permitindo, portanto, a comprovação absoluta dos resultados, pois trabalha com premissas e hipóteses comportamentais.
METODOLOGIA

Os vários modelos e métodos de avaliação de empresas podem ser utilizados em conjunto ou separadamente. Existem métodos de avaliação mais consistentes que, de acordo com as premissas da avaliação, podem se revelar tecnicamente mais adequados dada à circunstância de avaliação e a qualidade das informações disponíveis. Os mais utilizados são o do Fluxo de Caixa Descontado e dos múltiplos de EBITDA, FATURAMENTO, LUCRO, etc, que dependem da disponibilidade de informações públicas.

É importante frisar que a qualidade de uma avaliação é diretamente proporcional à qualidade dos dados, informações e do tempo despendido em compreender a empresa avaliada. Para a realização da VALORAÇÃO será necessário o levantamento de dados e informações sobre os negócios e estratégias da organização que se quer valorar cobrindo o período passado e as suas perspectivas futuras. Tais dados serão destinados a:

  • Análise do desempenho nos últimos anos do negócio no que se refere às suas vendas, faturamento, recebimento, contratos existentes em carteira, condições de faturamento, prazos médios, inadimplência. Se disponíveis, serão levantadas informações sobre o mercado brasileiro, a sua taxa de crescimento, a participação de mercado da organização que se quer valorar, os principais concorrentes e as expectativas futuras;
  • Análise do comportamento e composição dos custos e despesas nos últimos anos, segregados pelos principais componentes;
  • Análise do capital de giro como contas a receber, estoques, prazos médios de estoques, fornecedores, prazos médios de compras, prazos de recolhimento de impostos, adiantamentos de clientes, adiantamentos a fornecedores, e/ou outros itens que permitam levantar a necessidade de capital de giro;
  • Análise do ativo imobilizado incluindo a expectativa da vida útil econômica;
  • Análise do perfil do endividamento, incluindo o custo dos empréstimos e prazos;
  • Estimativa do custo do capital próprio da empresa;
  • Estimativa do custo médio ponderado de capital;
  • Estimativa das expectativas de crescimento da empresa;

Além das informações internas à empresa, a coleta e análise de informações públicas de empresas comparáveis, tanto do mercado interno como no externo, será uma parte relevante do processo de avaliação.

ABORDAGEM NBS

A NBS utiliza em sua abordagem uma estratégia de preparação dos gestores e interessados quanto aos conceitos a serem empregados no processo de valoração (Valuation) de uma empresa de forma a permitir uma rápida compreensão e aceitação dos resultados atingidos.

Por que escolher a NBS?

1. Abordagem Objetiva

Aplicamos os conceitos de análise de riscos para focar nos fatores que provocam impacto adversos aos negócios e nas operações. Temos capacitação e experiência no desenvolvimento e implementação de ferramentas de gestão organizacional, de forma a prover soluções simples e integradas para problemas complexos.

2. Compromisso com os Resultados

Utilizamos as técnicas de Gerenciamento de Projetos para garantir a qualidade e os prazos estabelecidos. Desta forma, não atuamos apenas como consultores, mas também como Gerentes de Projetos, provendo confiança para os clientes quanto ao atendimentos de prazos e cronogramas.

3. Trabalho em Equipe

Atuamos em conjunto com as pessoas da organização, buscando o envolvimento e comprometimento das pessoas chaves e respeitando à cultura da organização.

4. Conhecimento

Nossa visão é compartilhar e transferir conhecimento para os clientes. Acreditamos que esta é a melhor forma para assegurar o desenvolvimento das equipes envolvidas em nossos projetos de forma que seja possível perpetuar as soluções desenvolvidas e implementadas.