Recuperação de Empresas

Recuperação de Empresas

A

s empresas estão constantemente expostas a forças de mercado que fazem crescer seus níveis de risco. Ambientes extremamente competitivos, descontrole dos custos, redução de demanda, crescimento acelerado de vendas, deterioração das margens comerciais, alta alavancagem financeira, entre outros são fatores que levam as empresas à crise financeira. Sua recuperação, na maioria das vezes, exige uma virada na forma de administrar o negócio e um repensar profundo operacional e estratégico.

O que é um trabalho de reestruturação? É um trabalho intensivo voltado a reorganizar a empresa, devolvendo sua capacidade de produzir resultados, baseado em um repensar operacional e estratégico, de forma a oferecer as partes interessadas no negócio, condições de adequação e manutenção da empresa no mercado.

Para que tipo de empresa? Empresas com excesso de alavancagem financeira, baixa liquidez e com resultados econômicos insuficientes. Para organizações com severas dificuldades de honrar seus compromissos financeiros e suportar seu nível de endividamento financeiro.

METODOLOGIA

Nós nos engajamos para diagnosticar a situação, fornecer consultoria no processo de reestruturação ou até mesmo, fornecer uma Gestão Interina. Operamos para obter um rápido controle sobre o caixa da empresa em dificuldades, buscando fontes potenciais de recursos de caixa como: formas para aumentar a receita, diminuir despesas/custos e reestruturar itens do balanço patrimonial, ativos e passivos. É nosso estilo avaliar, recomendar e executar o processo de restruturação com a máxima velocidade.

Nossos profissionais possuem experiência executiva em empresas de grande porte e vivência em processos de mudanças e transformação em empresas dos mais diversos setores econômicos, promovendo os ajustes necessários para estabilizar a empresa e recolocá-la no caminho do desenvolvimento.

São 4 as fases de nosso trabalho:

1. Identificação dos sintomas, Causas e a Gravidade da Crise. A análise dos sintomas aparentes da crise buscam a determinação de suas causas para que possa ser determinado a abrangência do do trabalho de correção. Entender a gravidade em que a empresa se encontra também é fundamental para que a dose do remédio a ser ministrado seja adequada. Esta fase é conduzida por meio de entrevistas com os principais executivos e gestores e da análise dos relatórios financeiros e gerenciais. Se ao final desta fase a recuperação não se mostrar viável, existe para estes casos, a possibilidade de um processo previsto em lei (11.101-05) denominado “Recuperação Judicial”, objeto de um outro processo de trabalho.

2. Formulação do Plano de Recuperação. De posse das informações levantadas na fase anterior é formulado o Plano de Reestruturação. Se a origem do problema for operacional, as ações prescritas serão a busca da retomada da eficiência (redução de custos e ativos) e a retomada da produtividade. Se a causa for estratégica as ações serão voltados ao repensar estratégico do negócio, suas linhas de produtos e formas de fazer negócios, recolocando a empresa no rumo correto. O Plano inclui:

  1. Elaboração de um Novo Plano de Negócios;
  2. Revisão das projeções financeiras;
  3. Propostas de redução de custos e Despesas;
  4. Diretrizes e controles para a gestão do caixa e
  5. Identificação dos ativos não essenciais a serem transformados em caixa.

3. Emergência e Estabilização. Nesta fase as ações são ara interromper a sangria do caixa, de forma a reestabelecer a liquidez da empresa. Implementação do Plano de reestruturação sendo reduções de custos, despesas e ativos; revisão do portfólio dos produtos com baixa rentabilidade e alongamento das dívidas com fornecedores e instituições financeiras são as primeiras ações a serem implementadas.

4. Retomada do Crescimento. Estabilizando a empresa, operações e Fluxo de Caixa, promovemos ações para seu retorno ao crescimento com a implantação e novas estratégias e investimentos.

Por que escolher a NBS?

1. Abordagem Objetiva

Aplicamos os conceitos de análise de riscos para focar nos fatores que provocam impacto adversos aos negócios e nas operações. Temos capacitação e experiência no desenvolvimento e implementação de ferramentas de gestão organizacional, de forma a prover soluções simples e integradas para problemas complexos.

2. Compromisso com os Resultados

Utilizamos as técnicas de Gerenciamento de Projetos para garantir a qualidade e os prazos estabelecidos. Desta forma, não atuamos apenas como consultores, mas também como Gerentes de Projetos, provendo confiança para os clientes quanto ao atendimentos de prazos e cronogramas.

3. Trabalho em Equipe

Atuamos em conjunto com as pessoas da organização, buscando o envolvimento e comprometimento das pessoas chaves e respeitando à cultura da organização.

4. Conhecimento

Nossa visão é compartilhar e transferir conhecimento para os clientes. Acreditamos que esta é a melhor forma para assegurar o desenvolvimento das equipes envolvidas em nossos projetos de forma que seja possível perpetuar as soluções desenvolvidas e implementadas.