Mapeamento e Gestão de Processos

Gestão de Processos

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Gestão de Processos envolve o alinhamento das estratégias, atividades e pessoas, tendo como ponto focal, nem tanto a padronização dos processos, mas sim , a construção de processos robustos, eficientes quanto a sua execução e eficazes quanto a seus resultados. Uma cadeia de processos bem definida permite gerenciar o desempenho de cada processo e a contribuição dos resultados obtidos para alcançar os objetivos da empresa.

É importante salientar que a redução de custo e melhoria de eficiência não são sinônimos, uma vez que a diminuição dos custos pode ser resultado da redução do quadro de pessoal, de fechamento de filiais, etc. Uma melhoria de eficiência requer que os custos diminuam em uma proporção maior do que a entrada de recursos.

Outro fator que consideramos relevante é que a Gestão por Processos permite entender a relação de cada área/pessoa na cadeia de cliente e fornecedor interno, e o impacto de suas atividades nas entregas para o cliente externo, quebrando a visão comum da modelo mental da estrutura de gestão por áreas, geradora de feudos organizacionais.

O propósito da nossa metodologia é criar um ambiente corporativo voltado a Gestão de Processos, que possibilite ser analisado periodicamente e redesenhado quando necessário, de forma a gerar valor continuamente para os clientes.

Conceitos de Processos

Um processo, para Davenport (1994), seria uma ordenação específica das atividades de trabalho no tempo e no espaço, com um começo, um fim, inputs e outputs claramente identificados, enfim, uma estrutura para ação. Já Harrington (1993) o define como sendo um grupo de tarefas interligadas logicamente, que utilizam os recursos da Organização para gerar os resultados definidos, de forma a apoiar os seus objetivos.

Para Johansson (1995), processo é o conjunto de atividades ligadas que tomam um insumo (input) e o transformam para criar um resultado (output). Teoricamente, a transformação que nele ocorre deve adicionar valor e criar um resultado que seja mais útil e eficaz ao recebedor acima ou abaixo da cadeia produtiva.

Rummler e Brache (1994) em sua definição, afirmam ser um processo uma série de etapas criadas para produzir um produto ou serviço, incluindo várias funções e abrangendo o “espaço em branco” entre os quadros do organograma, sendo visto como uma “cadeia de agregação de valores”.

Outra forma de pensar a respeito de processos é apresentada pela equipe do Centro de Ciências da Coordenação do MIT, que considera os processos como sequências semi repetitivas de eventos que, geralmente, estão distribuídas de forma ampla no tempo e espaço, possuindo fronteiras ambíguas (Pentland, 1999).

Assim, um processo dispõe de inputs, outputs, tempo, espaço, ordenação, objetivos e valores que, interligados logicamente, irão resultar em uma estrutura para fornecer produtos ou serviços ao cliente. Sua compreensão é importante, pois é a chave para o sucesso em qualquer negócio. Afinal, uma organização é tão efetiva quanto os seus processos, pois eles são responsáveis pelo que será ofertado ao cliente (Johansson, 1995; Rummler e Brache, 1994).

BPM (Business Process Management)

BPM pode ser definido como o campo da gestão que se concentra no estudo da melhoria do desempenho dos negócios, gerenciando e otimizando seus processos.
Para atingir esse objetivo, softwares especializados são utilizados com o propósito de sistematizar e facilitar interfaces organizacionais internos e externas.

Através do BPM é possível fornecer informações sobre como os processos poderiam ser executados, com fluxos de trabalho mais eficientes e eficazes, principalmente em ambientes sujeitos a contantes mudanças.

Por que escolher a NBS?

1. Abordagem Objetiva

Aplicamos os conceitos de análise de riscos para focar nos fatores que provocam impacto adversos aos negócios e nas operações. Temos capacitação e experiência no desenvolvimento e implementação de ferramentas de gestão organizacional, de forma a prover soluções simples e integradas para problemas complexos.

2. Compromisso com os Resultados

Utilizamos as técnicas de Gerenciamento de Projetos para garantir a qualidade e os prazos estabelecidos. Desta forma, não atuamos apenas como consultores, mas também como Gerentes de Projetos, provendo confiança para os clientes quanto ao atendimentos de prazos e cronogramas.

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Atuamos em conjunto com as pessoas da organização, buscando o envolvimento e comprometimento das pessoas chaves e respeitando à cultura da organização.

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